Câmara Municipal
de Maringá
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícia

Acesso Rápido

Sala de Imprensa

Câmara de Maringá abre as portas para 1ª exposição fotográfica da UNATI/UEM
Assessoria de Imprensa - CMM 25/10/2024

Até 4 de novembro, quem passar pelo hall da Câmara Municipal de Maringá poderá contemplar a exposição “Fotografia e seus Encantos” que reúne 150 registros fotográficos por alunos da Universidade da Terceira Idade da UEM. De imagens locais a paisagens de outros estados brasileiros e países, a exposição comemora os 10 anos do curso oferecido pela UNATI. As imagens foram obtidas por meio de celulares e não possuem tratamento.


O curso surgiu em 2014 aproveitando a habilidade do professor doutor Celso Ikedo - do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) - que trabalha com fotografias dos estudos de ecologia em rios para publicações em revistas científicas. O docente enfatiza que o interesse dos alunos da terceira idade deixa muitos discentes da graduação para trás.


“Os participantes concluem e querem continuar o curso de fotografia que é semestral, por isso até abrimos outra turma de nível mais avançado e um curso de photoshop (software de tratamento de imagens)”, explica o docente. “A ideia é criar calendários, cartões de aniversário, natal e de outras festividades para presentear netos, outros membros da família e amigos”, completa.


Com 83 anos, Odete Sato, é a mais experiente da turma e agora realiza o curso de tratamento de imagens. Após ficar por mais de 30 dias em Nagoya no Japão, visitando a filha, vai se dedicar às aulas. “Vou deixar a preguiça de lado e aprender mais uma coisa nova”, disse.


O curso também não fica apenas na sala de aula. Há excursões para a prática de fotografia em Morretes, Curitiba, Foz do Iguaçu, incluindo cidades de outros estados como Bonito no Mato Grosso do Sul e Capitólio em Minas Gerais.


O colega de sala de aula também pode ser o companheiro ou companheira, como é o caso de Laércio Modo, 69 anos, e Valquíria Modo, 64 anos, que dividem imagens no mesmo painel da exposição. Na visita à filha na Bélgica, conseguiram fotografar o Tapete de Flores de Bruxelas, patrimônio da Unesco, coberto por begônias coloridas. 


“Tivemos a sorte de estar em Bruxelas bem no dia que estava exposto o tapete de flores que tem vida bem curta e capturar um lindo pássaro em outra imagem para deixar ainda mais bonito o registro”, diz Laércio.


O casal Alinor Rodrigues, 63 anos, e Márcia Antunes, 63, pedalam com suas bikes em trilhas e ampliaram seus hobbies com a fotografia. A aposentadoria estimulou outros trabalhos artísticos e o fortalecimento do companheirismo. Alinor brinca que a dupla está “separada” apenas nos painéis da exposição.


Alunos também destacam que o curso ampliou horizontes na fotografia e que não há necessidade de um celular ultramoderno para fotografar. Marlene Assato, 63 anos, registrou em Ibiraçu, Espírito Santo, uma das maiores estátuas de Buda do mundo, inclusive que a do Cristo Redentor, e ressaltou a importância das aulas. “Não sabia o quanto a composição em fotografia era importante”. Maria Guerra, 69 anos, registrou imagens do Rio Tocantins e sublinhou o aprendizado com o professor Celso Ikedo: “Tinha um olhar antes e agora tenho um novo olhar”.


Fique por dentro

Quer participar das exposições na Câmara de Maringá? Entre em contato com a Câmara Municipal de Maringá pelo telefone (44) 3027-4114. Para conhecer projetos, conteúdo completo de sessões e outras ações da Câmara Municipal de Maringá, visite o site www.cmm.pr.gov.br e siga também nossos perfis nas redes sociais Instagram (@camara.maringa), Facebook (camaramunicipal.demaringa) e Youtube.


O curso surgiu em 2014 aproveitando a habilidade do professor doutor Celso Ikedo do Nupélia que trabalha com fotografias para publicações em revistas científicas
Alunos da UNATI/UEM em sua 1ª exposição fotográfica
O casal Laércio Modo, 69 anos, e Valquíria Modo, 64 anos, dividem imagens no mesmo painel da exposição
O casal Alinor Rodrigues, 63 anos, e Márcia Antunes, 63, pedalam com suas bikes em trilhas e ampliaram seus hobbies com a fotografia
Exposição vai até o dia 4 de novembro e reúne 150 registros fotográficos por alunos da Universidade da Terceira Idade da UEM
Tapete de Flores de Bruxelas, patrimônio da Unesco, coberto por begônias coloridas, por Laércio Modo
Registro de Márcia Antunes durante trilha de bike em Marialva
Marlene Assato registrou em Ibiraçu, Espírito Santo, uma das maiores estátuas de Buda do mundo
Maria Guerra registrou imagens do Rio Tocantins