A Câmara Municipal de Maringá homenageou, na sessão ordinária desta quinta-feira (14), com o Brasão do Município, o Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Direito do Unicesumar. Na ocasião também foi outorgado o Título do Mérito Comunitário à reitora da instituição de ensino, doutora Solange Munhoz Arroyo Lopes, e ao coordenador do programa, doutor Dirceu Siqueira.
O programa de mestrado em Direito foi criado em 2005 e tem como objeto da área de concentração o estudo dos “Direitos da Personalidade”. Com quase 20 de funcionamento, mantém duas linhas de pesquisa e conta atualmente com 12 docentes permanentes. Desde 2012, o programa dedicou esforços para aprovação do projeto de doutorado, o qual foi recomendado no final de 2018.
O vereador Sidnei Telles enfatizou a importância das instituições de nível superior para o desenvolvimento do município. “Nos estudos de planejamento da nossa cidade para 2040, entre os grandes clusters de desenvolvimento da nossa sociedade está a educação. As instituições de nível superior atraem milhares de jovens, tornando Maringá em um centro importante de turismo e de negócios. Mas a educação é mais forte por alimentar os outros grandes grupos de desenvolvimento”.
O parlamentar lembrou que entre esses grupos estão as instituições de crédito e da área da saúde. “Para que essas empresas de saúde, indústrias e hospitais venham para cá, são os profissionais das universidades que são considerados. Quando o investimento é feito, são analisados como eu vou ter a ciência, os ‘cérebros’, a inteligência e a mão de obra para que esses produtos possam chegar”.
Programa de excelência
Telles agradeceu os homenageados e parabenizou professores, coordenadores, alunos e colaboradores que “dedicaram-se a construir e consolidar o programa de excelência”. “Muitos cursos têm sido reconhecidos. Sabemos o tamanho de todo o trabalho que a Unicesumar tem em todos o país como uma das mais importantes instituições; mas o Direito, talvez seja um dos cursos mais antigos da universidade e que alcançou cada vez mais a formação de inúmeros alunos, mestrandos e doutorandos. Não é a Casa Legislativa que reconhece, mas é a cidade de Maringá através deste título”.
O coordenador doutor Dirceu Siqueira ressaltou que em 2005, ano de criação do programa do Unicesumar, os programas de pós-graduação em ciências jurídicas estavam ainda em desenvolvimento. “No interior do estado do Paraná, a Unicesumar abraça o desafio e uma vez iniciada essa caminhada, enquanto o país inteiro estava se desdobrando para aprovar seus cursos de pós-graduação, nosso curso se desenvolvia para chegar em 2019 com a possibilidade de aprovação do curso de doutorado em direito”.
Siqueira ressaltou que existem pouco mais de 160 programas de pós-graduação stricto-sensu em direito no país. “Desse horizonte nós temos única e exclusivamente 54 cursos de doutorado e nós somos um deles, o que torna o programa em direito da Unicesumar um dos poucos da modalidade no Brasil. Para que isso pudesse acontecer, o lado social se torna importante, nas ações desenvolvidas anualmente, com uma série de projetos para demandas sociais atendidas dentro do programa, sendo esse o grande ideal do programa; não ficar apenas no plano teórico mas também impactar a sociedade de forma mais efetiva”.
Ao final do discurso, Siqueira agradeceu a homenagem da Câmara de Maringá. “O reconhecer dessas ações em uma Casa tão importante, como é esse ambiente absolutamente democrático no Poder Legislativo, nos apresenta realmente como uma instituição que vem cumprindo seu papel social”.
A reitora doutora Solange Munhoz Arroyo Lopes falou sobre o desafio e a relevância do reconhecimento do doutorado. “Talves as pessoas não tenham a dimensão de um programa de mestrado e doutorado em uma instituição de ensino. Da nossa região somos a única instituição a oferecer o programa em direito, isto é um feito, um sacrifício. Sabemos o quanto é difícil manter esse padrão com a CAPES, exigindo muita pesquisa, publicação e investimento. Esse reconhecimento de vocês é o que nos motiva a caminhar”, destacou, ressaltando que a homenagem “renova a vontade de fazer o melhor” frente os desafios da educação.