O secretário de Esportes e Lazer de Maringá, Paulo Biazon, fez o uso da tribuna na sessão ordinária desta quinta-feira (27) para apresentar os trabalhos desenvolvidos na pasta e esclarecer dúvidas dos vereadores. O convite foi da vereadora Akemi Nishimori (PSD).
Biazon enfatizou a importância do apoio do Poder Legislativo na busca de recursos para o esporte por meio de emendas parlamentares de deputados estaduais e federais.
Confira, alguns pontos da apresentação de Biazon na sessão:
Homenagem à Professora Branca (Marilza Gonzaga Xavier), falecida na quarta-feira (26), com grande contribuição na formação de atletas maringaenses.
Estádio Willie Davids: palco de confronto da Copa do Brasil passa por manutenção do gramado com serviço técnico especializado, com troca da grama nos pontos danificados e tratamento fitossanitário para controle de pragas e doenças. Após essa etapa, prestadora de serviço realizará a adubação contínua. O Estádio, que é do município, deve adotar medidas de obtenção de recursos para manutenção do local, uma vez que os aluguéis do estádio não garantem todos os recursos necessários.
Secretário destacou algumas reformas previstas como o Ginásio Chico Neto (em especial a climatização); Academias da Terceira Idade e Centro Esportivo de Iguatemi: mais de R$ 7 milhões já estão garantidos para reforma do equipamento, porém Município ainda necessita de mais recursos para licitação da obra. Estima-se que sejam necessários mais de R$ 12 milhões.
Também destacadas a ampliação do Programa Tea em Ação, promovendo a saúde aos autistas, e mais incentivo ao esporte amador. Além do esporte de alto rendimento, Município visa o esporte amador englobando todas as faixas etárias.
Prevista ainda a inauguração de cinco quadras públicas de beach tênis, bem como a contratação de profissionais de educação física para férias escolares e atendimento noturno nos centros esportivos, e o pagamento dentro de 50 dias das associações esportivas.
Com essas ações, a Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do esporte em diversas modalidades e faixas etárias. A colaboração entre o Poder Legislativo e o Executivo, além do apoio de entidades e cidadãos, é essencial para o avanço dessas iniciativas, que visam fortalecer Maringá como um polo esportivo no Paraná, beneficiando atletas, praticantes e toda a comunidade.