Na noite desta terça-feira (1º), a fachada da Câmara de Maringá será iluminada na cor azul em alusão ao Abril Azul, campanha mundial de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão, combater a discriminação e sensibilizar a população sobre a importância do respeito às pessoas autistas.
Segundo a presidente da Câmara, Majô Capdeboscq, a iluminação azul da Casa busca reforçar esse compromisso, incentivando a sociedade a refletir sobre a inclusão e os direitos das pessoas com TEA.
“Convidamos a todos a se juntarem a nós neste momento especial. Hoje, às 18h30, acenderemos as luzes da Câmara. Que esta Casa de Leis promova, na prática, ações que contribuam para a conscientização sobre o autismo”, acrescentou.
A iluminação especial atende a um pedido formalizado por entidades e cidadãos engajados na causa, além de estar respaldada pela Lei Municipal 9.984/2015, que permite a iluminação de monumentos e edifícios públicos com a cor azul para essa finalidade.
Além da campanha global, Maringá conta com a Semana Municipal da Consciência do Autismo, um período dedicado a ações educativas e debates para garantir mais visibilidade às demandas das pessoas autistas e suas famílias.
A ação também segue a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.