A Câmara de Vereadores de Maringá recebeu na sessão ordinária desta terça-feira (23) o presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Maringá (COMAD), Rony Peterson Pedrosa Barbosa, que falou sobre o 7º Fórum Intermunicipal de Políticas sobre Drogas, o 13º Fórum Municipal e a Semana Municipal de Prevenção às Drogas.
O convite para a participação de Barbosa na sessão foi feito pelo vereador Sandro Martins. O parlamentar ressaltou que a prevenção e o enfrentamento às drogas são temas que exigem a união do Poder Público, das famílias e de toda a sociedade.
“Maringá tem avançado graças ao trabalho sério desenvolvido por diversos profissionais e voluntários que dedicam suas vidas às nossas crianças e à nossa juventude”, assinalou.
Barbosa explicou que o COMAD é formado por entidades da sociedade civil, comunidades terapêuticas de acolhimento, instituições e órgãos públicos, atuando de forma integrada na construção de políticas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da dependência química.
Ele lembrou que, em 2024, a Câmara Municipal aprovou o Sistema Municipal de Políticas sobre Drogas, ainda não totalmente implementado, composto pelo COMAD, Comitê Gestor, Fundo Municipal e Observatório Municipal.
“Se conseguirmos implementar esse sistema de forma robusta, conforme previsto na lei, seremos vanguardistas nas políticas sobre drogas no Brasil”, destacou.
Ao citar o provérbio africano “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”, Barbosa ressaltou a necessidade de que a prevenção seja uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade, e não apenas pelo Poder Público.
“Precisamos prevenir antes que a criança e o adolescente tenham acesso às substâncias, fortalecendo os laços familiares, que hoje, infelizmente, estão fragilizados por diversos motivos. Precisamos conscientizá-los a buscar ajuda dentro do convívio social, e não nas drogas”, afirmou.
Barbosa também chamou a atenção para outras formas de dependência, como as apostas eletrônicas (bets) e os vícios relacionados ao ambiente digital.
“Hoje, nossa luta não se limita mais a algumas substâncias. Precisamos trabalhar em um espectro mais amplo, estreitando os vínculos familiares e fortalecendo as instituições sociais, religiosas, educacionais, culturais e de lazer”, disse.
O presidente do Conselho também destacou a importância de mudar a forma como a sociedade enxerga as pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas.
“Temos pessoas que aparentemente estão aptas ao trabalho e à vida social, mas que sofrem em silêncio e têm vergonha de buscar ajuda. Assim como na parábola do Bom Pastor, que não desistiu da ovelha perdida, e do Filho Pródigo, do pai que não desistiu do filho que partiu, nós também não podemos desistir de ninguém. Toda vida importa, toda família importa e toda oportunidade pode representar um recomeço”, ressaltou.
Semana Municipal de Prevenção às Drogas
A Semana Municipal de Prevenção às Drogas integra a campanha estadual “Junho Paraná sem Drogas” e conta com uma programação gratuita que inclui palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, apresentações teatrais e blitze educativas promovidas pelo Conselho. Neste ano, as atividades acontecem entre os dias 22 e 26 de junho.
O 13º Fórum Municipal e o 7º Fórum Intermunicipal de Políticas sobre Drogas serão realizados no dia 26 de junho, das 8h30 às 15h30, no Auditório Dona Etelvina, Bloco 7 da UniCesumar. O tema desta edição será “Dependências Digitais: Laços e Perigos Reais”.
Participe das ações da Câmara de Vereadores de Maringá:
Envie suas sugestões e opiniões aos vereadores. Acompanhe o debate, participe e dê sua contribuição.
Acesse as redes sociais da Câmara Municipal de Maringá no Instagram (@camara.maringa) e no Facebook (camaramunicipal.demaringa) e deixe seu comentário sobre o tema.
Câmara de Vereadores com você!